Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



E o Caso BCP...

por MCN, em 05.01.14

Há momentos em que para colocarmos a recato a nossa dignidade devemos ter o cuidado atento e diligente de nos demarcarmos das mais torpes formas de suposta denúncia.
Devo notar que me sinto frequentemente abatido sem remissão, quando constato quão poucos conseguem já manter uma vigilância serena sobre a forma como os orgaos de comunicação social, sobretudo aqueles que são despudoradamente os ''pivots'' do regime, arrastam as multidões atrás de parangonas que encobrem, apenas, a real dimensão e gravidade dos problemas.
A comunicação social tem gozado, suportada mesmo por ambiguidades legais, do privilégio de tratar da vida privada dos cidadãos com os mesmos critérios com que trata a vida e as responsabilidades públicas. Não distingue os negócios privados dos públicos. E, ao focar a atenção nos negócios privados, desfoca-a dos negócios públicos, que são aqueles que, em primeira instância, requerem a nossa atenção e vigilância.
Os negócios privados interessam-me quando se servem da cobertura do exercício de funções públicas, ou quando violam, liminarmente, a ordem, a ética e a justiça social.
Se a forma como este assunto é tratado nesta notícia do Diário de Notícias não é torpe, obscena, mesquinha e não denota um espírito inquinado de má fé e de oportunismo demagogo, eu desisto da minha cidadania.
Eu já propus e fundamentei que o caso BCP foi tanto ou mais fraudulento do que o caso BPN, que se tornou o cúmulo da fraude após a ''nacionalização''. Mas no que respeita aos mecanismos de auto financiamento de ''gangs'' domésticos, concedendo-lhes créditos para espoliar capital social, o caso BCP é tanto ou mais fraudulento do que o caso BPN e os seus efeitos podem ter sido muito mais drásticos sobre o sistema.
E podemos alegar que o caso BCP, como não foi nacionalizado, ficou em cicatriz mas sanado. Santa ingenuidade. E as recapitalizações?
Mas está bem. Do caso BCP ficam as acções da Paula Teixeira da Cruz. Como do caso BPN, para o Diário de Notícias e CM, ficam as acções de Cavaco e de Machete.


Autoria e outros dados (tags, etc)

21:56



Mais sobre mim

foto do autor



Pesquisar

  Pesquisar no Blog